Cartório do 2º Ofício de Cáceres-MT


O Cartório do 2º Ofício de Cáceres-MT é um dos mais antigos do Estado de Mato Grosso,
porquanto foi criado no ano de 1874, ocasião em que a cidade ainda era conhecida como São Luiz de Cáceres.

A Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT) informa que mais quatro serventias estão capacitadas para atenderem a Lei Geral de Proteção de Dados e os Provimentos 74/2018, da Corregedoria Nacional de Justiça, e nº 15/2021, da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso. Os cartórios que realizaram treinamento com todos seus colaboradores foram os 1º Ofícios de Campo Novo do Parecis; de Juína; e de Terra Nova do Norte, além do 2º Ofício de Cáceres.

 As capacitações contaram com o apoio da Anoreg-MT, que desenvolveu o aplicativo “Start”, uma ferramenta de gestão de projetos e responsável por auxiliar os cartórios a se adequarem às normativas disponibilizando banner para as serventias; material didático para os treinamentos; lista de presença; e modelos de certificados.

Apresentantes devem se atentar no preenchimento dos títulos para evitarem devolução

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos comunicou aos usuários dos seus serviços alteração nos CEP´s (Código de Endereçamento Postal) da cidade de Cáceres. Á partir de agora, cada região do município tem um determinado CEP. Assim, fica extinto o CEP único (78200-000).

A alteração trará mudanças significativas para os serviços cartorários, principalmente no setor de protestos. As empresas de proteção ao crédito utilizam a base de dados dos Correios para validar os CEP´s apresentados e aceitar os títulos protestados e cancelados em suas bases de dados, portanto, títulos com divergência não podem ser aceitos pela Serventia.

Para saber qual o CEP está relacionado ao endereço clique aqui

O novo CEP do Cartório do Segundo Ofício de Cáceres é 78210-194

Em busca de aperfeiçoamento da equipe o Cartório do 2º Ofício de Cáceres-MT está realizando um treinamento completo do novo Código de Normas Gerais da Corregedoria-Geral da Justiça do Foro Extrajudicial - CNGCE. O estudo está sendo feito de forma detida, artigo por artigo, para que todos os colaboradores tenham conhecimento geral sobre as normas. 

Segundo o Tabelião Titular, Juliano Alves Machado, o treinamento é necessário face às mudanças constantes na normatização. "Somos regidos por muitas leis, normas, portarias e códigos. Por isso, a CNGCE, por ser a nossa grande referência de como oferecer os serviços, deve ser conhecida por todos os colaboradores. Ela rege nossos atos e está em constante mudança, em função da modernização dos atos públicos. Estamos felizes com a resposta dos nossos colaboradores. Eles têm estudado com afinco, e isso resulta num melhor atendimento ao público". 

Para a Tabeliã Substituta, Patrícia Lara Costa Machado, a motivação em aprender da equipe é visível. "Motivação sem conhecimento é apenas empolgação. Queremos uma equipe cada vez mais qualificada para oferecer um serviço de primeira linha à população. Já temos sentido o retorno na celeridade da prática dos atos, aliada à segurança jurídica que demanda".